Publicidade

A Parábola do Semeador Reflexão Mateus 13 - Verdades Bíblicas que Poucos Observam

A Parábola do Semeador Reflexão Mateus 13 - Verdades Bíblicas que Poucos Observam
A Parábola do Semeador Reflexão Mateus 13 - Verdades Bíblicas que Poucos Observam


Na Parábola do Semeador, texto bíblico mencionado em Mateus 13, temos algumas reflexões bem importantes à serem observadas pelos amantes da Palavra de Deus.

Se você gosta de refletir sobre as Verdades Bíblicas que a Palavra de Deus nos apresenta. Então, este artigo é totalmente indicado para você.

Primeiro gostaria de meditar a primeira porção do texto bíblico, para iniciarmos a nossa Reflexão Bíblica, que se encontra em Mateus 13.1-9 que diz assim:


Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar.

Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele, enquanto todo o povo ficou na praia.
Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "O semeador saiu a semear.
Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.
Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.
Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.
Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.
Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! "

Mateus 13:1-9



Sabemos que as parábolas utilizadas por Jesus, foi um meio que o Mestre utilizou para nos ensinar Verdades Espirituais através de acontecimentos cotidianos na vida das pessoas daquela época.

Essas Verdades Bíblicas falaram, falam e continuarão falando aos corações de homens e mulheres de Deus, que se dispõem à aprender e aplicar mais da Palavra de Deus em sua vida e ministério.

Tentarei ser claro e objetivo na minha explanação, para que você possa refletir neste pequeno ensinamento, porém poderoso para sua edificação espiritual na sua jornada de fé, através Palavra de Deus.

Trechos Bíblicos para Reflexão Mateus 13.1-9

  1. O semeador - Nesta parte Jesus não dá nome ao semeador, porém em Mateus 13:37. E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; 

  2. Enquanto lançava a semente - Fala-se do método utilizado pelo semeador enquanto semeava, ou seja, ele não cavou para enterrar as sementes, mas simplesmente as lançava sobre a terra. Na explicação de Jesus sobre este trecho, ele diz que a figura da semente é a Palavra do Reino e a da terra é o Coração do homem.

  3. Parte caiu a beira do caminho - Normalmente não enfatizam a beira do caminho, mas tem algo para refletirmos, pois caminho significa lugar que as pessoas pisam, ou seja, esta parte da terra é endurecida devido ser pisado.

  4. E as aves vieram e a comeram
    Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. (Mt 13:19)

  5. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; (Mt 13:20)

  6. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz - Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende; (Mt 13:21)

  7.  Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas - E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; (Mt 13:2)

  8. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um  Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. (Mt 13:23)

Conclusão


Analisando cada ponto acima, você observa o quanto é crucial prepararmos o nosso coração para recebermos as Verdades da Palavra de Deus. Perceba que, o que vai fazer a diferença em sua vida não é apenas ouvir, mas entender, compreender e aplicar os ensinos dessa Palavra. 

Vimos também, que a semente não muda, ou seja, é a mesma para todos em todos os tempos. A Palavra de Deus é perfeita, inerrante e suficiente para a Ministração e Salvação das nossas vidas. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão". Mateus 24:35

Na verdade, o que precisamos ter é um coração instruído e direcionado por Deus, para que possamos compreender qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas. A palavra de Deus diz:

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem 
as fontes da vida” (Provérbios 4:23)

Também diz: 

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.
(Provérbios 9:10)


Concluímos, que temos que preparar o nosso coração (nossa mente) para aprendermos e compreendermos essas verdades bíblicas. Após, compreendermos estas Verdades Bíblicas, passamos para à aplicação destes ensinamentos e princípios em nossa vida, e assim, fortalecermos a nossa fé em Cristo.

Pois, nosso intuito principal é lutar e vencer, saber ganhar e saber perder, em toda e qualquer situação, independentemente dos acontecimentos que a vida venha nos apresentar, sem perdemos a nossa e confiança em Deus e o foco na sua Palavra. Em nome do Senhor Jesus, Amém!



Para uma próxima Oportunidade de Reflexão:

Uma coisa que já vi muitos irmãos em Cristo confundirem na sua interpretação, é a quem se refere A Parábola do Joio do Trigo, uns dizem ser em relação aos frequentadores das Igrejas e outros não. Será mesmo?

Bem, isto é assunto para um próximo Post. Amém!


Se você gostou desse Post: A Parábola do Semeador Reflexão Mateus 13 - Verdades Bíblicas que Poucos Observam, deixe o seu comentário abaixo, compartilhe nas suas redes sociais ou sugira um tema interessante.


Fica na Santa Paz do Senhor Jesus. Até mais!


Por Missionário Vagner




Postar um comentário

10 Comentários