Publicidade

A Quem Se Refere a Parábola do Joio e do Trigo

A Quem Se Refere a Parábola do Joio e do Trigo
A Quem Se Refere a Parábola do Joio e do Trigo


A Parábola do Joio e do Trigo, para muitos leitores Bíblicos, se refere diretamente aos frequentadores das Igrejas e, para outros não. Qual seria a Visão Bíblica mais provável para este assunto?

Entender sobre este tema é de extrema importância em nossos dias atuais, pois muitas das vezes a má administração e os erros cometidos por falsas doutrinas, tem levado a muitos a se desviarem das Verdades Eternas constantes na Palavra de Deus.

Costumo dizer a seguinte frase: "Um Ensino Errado Te Leva para um Caminho Errado!".

Pois bem, pensando na questão acima, vamos ler na Bíblia o texto em questão e depois vamos fazer a nossa Reflexão Bíblica em outros textos das Escrituras Sagradas. Amém!

Nosso principal objetivo é fazer uma Reflexão Bíblica sobre a discussão apresentada e compartilhar conteúdos e temas importantíssimos mencionados na Palavra Deus.

Deixamos bem claro, que não queremos esgotar o tema sobre o assunto e, que também respeitamos outras visões edificantes sobre o mesmo tema, mas não podemos deixar de expressar a nossa Opinião Bíblica sobre o assunto. Amém!

Então, vamos a leitura dos Textos Bíblicos:

Introdução: A Quem Se Refere a Parábola do Joio e do Trigo


Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: "O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo.
Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.
Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.
"Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? ’
" ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. "Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que vamos tirá-lo? ’
"Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo.
Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ".

Mateus 13:24-30



A interpretação que muitos fazem sobre estes versículos é que dentro das Igrejas é onde estão o Joio e o Trigo e com isso acabam tolerando certos pecados ou até mesmo escândalos, que muitas das vezes saem totalmente fora dos Princípios Bíblicos, deixando de aplicar as devidas Ações Cabíveis em Amor, amparadas pela própria Palavra de Deus.

Lembre-se:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,... 2 Timóteo 3:16


Então, para entendermos melhor o Texto Bíblico apresentado, vamos jogar um pouco de luz com o ensino do próprio Senhor Jesus ao explicar esta parábola. Veja o que o Senhor falou sobre  "A Quem Se Refere a Parábola do Joio e do Trigo" em Mateus 13.38:

O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino... Mateus 13:38

Você percebe, que ao falar a quem se referia ao local do Joio e Trigo, o Senhor está se referindo ao "Mundo" e não exclusivamente dentro das Igrejas, ou seja, a boa semente aqui são os filhos do Reino espalhados ao redor de todo o mundo.

Analisando os textos Bíblicos citados acima, não seria razoável dizer, temos que aceitar certas situações como normais dentro das Igrejas, se baseando na parábola do Joio e do Trigo. Pois, estaríamos nos familiarizando com pecado, ou seja, concordando e não repudiando e lutando contra o mesmo em nossas vidas.

Contudo, aplicar este contexto somente e exclusivamente se referindo a Igreja, você não estaria totalmente condizente com a Palavra de Deus, ainda que sabemos que nas Igrejas frequentam todos os tipos de pessoas, os sinceros e singelos de coração praticantes da Palavra e os não. Todavia, só cabe a Deus julgar os dentro e os de fora, pois só Ele conhece o mais profundo do coração (mente) do homem. Amém!

A Igreja como o Sal da Terra e a Luz do Mundo


A Igreja precisa estar ativa e vigilante em sua convivência, agindo sempre em amor e obediência a Palavra de Deus, utilizando-se as ferramentas espirituais que possui (ex. jejum, oração, ensino, instrução, correção e etc... Sempre com base na Palavra de Deus), que são poderosas em Deus para vencermos em Cristo Jesus. Amém!

Em algumas Passagens Bíblicas pontuais e interessantes, vemos as Igrejas primitivas não tolerando qualquer situação no seu âmbito, mas agindo na Direção do Espirito Santo, para não verter os princípios da Palavra de Deus. Leia (1 Cor 5, 2 Tes 3).

Lembre-se! O Diálogo e o Ensino dado por Deus nas Escrituras Sagradas são sempre a melhor alternativa, caso contrário, somente nos últimos casos deve-se tomar outras medidas cabíveis direcionadas pela palavra de Deus.

Outro texto interessante é em Apocalipse capítulo 2.18-29, onde o próprio Senhor Jesus adverte ao Anjo da Igreja que estava tolerando, ou seja, permitindo certas situações que não agradavam a Deus em suas dependências dentro da Igreja.

Antes de agir, sempre peça a orientação de Deus em qualquer questão. A palavra de Deus diz:

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Tiago 1:5

O ponto forte aqui é entendermos a questão da parábola apresentada, para refletirmos e aplicarmos a Palavra de Deus em nossas vidas da melhor maneira possível. Amém!


Conclusão: A Quem Se Refere a Parábola do Joio e do Trigo


A Igreja, seja no seu contexto interno ou externo, deve primeiramente amar a Deus acima de todas as coisas para que as suas ações, obras ou práticas sejam feitas em amor, justiça, misericórdia na graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Os princípios Bíblicos que norteiam a Igreja são Santos e Perfeitos.

A palavra de Deus é viva e eficaz, inerrante e infalível para a Salvação da humanidade. A Igreja de Cristo é um lugar Santo de adoração, onde temos o privilégio não por nosso mérito, mas pelo mérito de Cristo Jesus, em fazermos parte dela. Jesus disse:

E lhes disse: "Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração... Mateus 21:13

O campo é o mundo! Logo, não podemos trazer as práticas do mundo para dentro da Igreja, se apoiando erroneamente em passagens Bíblicas, fora do seu contexto e verdadeiro significado.

Oro, para que possamos viver em unidade e amor para com todos, sem abrir mão dos Princípios e das Verdades da Palavra de Deus em nossas vidas, em nome de Jesus. Amém!



Para uma próxima Oportunidade de Reflexão:

Um dos nossos leitores aqui Blog nos pediu para fazermos uma reflexão bíblica, sobre o discípulo de Jesus Judas Iscariotes. Então, com base neste pedido, falaremos sobre o tema escolhido.

Bem, isto é assunto para um próximo Post. Amém!


Se você gostou desse Post: "A Quem Se Refere a Parábola do Joio e do Trigo", por favor deixe o seu comentário abaixo, compartilhe nas suas redes sociais ou sugira um novo tema interessante.


Fica na Santa Paz do Senhor Jesus. Até mais!


Por Missionário Vagner





Postar um comentário

2 Comentários