Publicidade

Quem Foi Judas Iscariotes? Qual Lição Judas nos Apresenta Hoje?

Quem Foi Judas Iscariotes? Qual Lição Judas nos Apresenta Hoje?
Quem Foi Judas Iscariotes? Qual Lição Judas nos Apresenta Hoje? 

Quem Foi Judas Iscariotes? De forma simples e resumida, a resposta bíblica e mais óbvia para esta pergunta é a seguinte: "Ele foi o discípulo que traiu Jesus, por 30 moedas de prata. Logo depois, cometeu suicídio em meio ao desespero, por fazer parte de tamanha crueldade para com o Filho de Deus".

Se esta foi a sua resposta! Então, está correta! Porém, neste artigo vamos fazer uma reflexão um pouco mais abrangente e detalhada, para então sabermos e entendermos “Quem Foi Judas Iscariotes” e também “Qual Lição Judas nos Apresenta Hoje”. Amém!

Para que possamos ter uma visão mais panorâmica sobre o tema e discorrermos sobre o assunto. Abaixo, listamos os principais pontos e versículos relacionados ao Personagem bíblico “Judas Iscariotes”, onde você leitor poderá compreender melhor os principais pontos aqui elencados.


Passagens Bíblicas - Quem Foi Judas Iscariotes


Dos escolhidos entre os doze para andar com Mestre, Judas Iscariotes era o único que não era galileu. Abaixo, listamos as principais passagens bíblicas referentes a vida e o ministério fracassado desse discípulo de Jesus. Confira a seguir:

  1. A traição cometida por Judas Iscariotes estava predita em várias outras passagens bíblicas, ou seja, fazia parte do plano soberano de Deus. (Leia: Salmos 41.9; Zacarias 11.12-13; Mateus 20.18; 26.20-25; Atos 1.16-20);
  2. Judas foi chamado para ser um discípulo de Jesus. (Lc 6.12-16);
  3. Jesus sabia que a vida ímpia de Judas não havia mudado. (Jo 6.70);
  4. Judas fez a escolha de trair o Filho de Deus entregando-o aos soldados. (Lc 22.48);
  5. Judas é mencionado como um ladrão. (Jo 12.6);
  6. Para finalizar, Judas é chamado de filho da perdição. (Jo 17.12);


Quem Foi Judas Iscariotes?


Após analisarmos todas as passagens bíblicas, podemos identificar algumas características desse personagem tão intrigante, relatado nas Escrituras Sagradas.

A primeira grande característica é que Judas fora chamado para ser discípulo e que também atuava como tesoureiro, ou seja, exercia um cargo de confiança no ministério do Senhor Jesus.

A segunda grande característica é que durante o tempo que ele andou ao lado do mestre, o mesmo se demonstrou ambicioso em relação ao dinheiro e, que ainda não havia mudado, ou seja, que não estava tão envolvido ou preocupado com os ensinos do Mestre.

A terceira grande característica é que Judas Iscariotes traiu Jesus por apenas 30 moedas de prata, não levando em consideração tamanha crueldade, que estava por vir. Ainda que, tudo estava sendo previsto nas escrituras, vemos que foi a sua escolha em agir de tal maneira.

A quarta grande característica é que tentou devolver o dinheiro sem sucesso aos líderes religiosos e, em meio ao desespero não se arrependeu de seus atos. Por isso, cometeu suicídio.

Ao analisarmos todas estas características não sabemos quais eram os outros motivos, além do dinheiro e da cobiça, que levaram-no a cometer tamanha perversidade, porém vemos um homem perdido completamente nas suas escolhas e decisões.

Vemos também que ao dispor o seu coração para fazer suas piores escolhas, o mesmo abriu brecha no mundo espiritual para que o espírito maligno atua-se em sua vida, conforme podemos observar neste versículo chave:

Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze.E foi, e falou com os principais dos sacerdotes, e com os capitães, de como lho entregaria; (Lucas 22:3,4)

Concluindo, quantas oportunidades desperdiçadas, que final triste e infeliz na vida deste homem. Porém, sabemos que tudo isto era necessário, para que se cumprisse o estava predito nas Escrituras Sagradas.


Qual Lição Judas nos Apresenta Hoje?


Todavia, os acontecimentos na vida deste homem nos faz pensarmos em nossos atos e escolhas. Pois, a respeito de uma vida de comprometimento com Deus e da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Podemos refletir se somos sinceros ao servir o Senhor ou se somos enganadores descomprometidos com a obra de Deus.

A problemática da vida não é errar, porque errar todo mundo erra. Porém, o que vai fazer a diferença em nossas vidas é como agirmos em resposta aos nossos erros.

Quais lições de vida podemos tirar dos nossos erros para que possamos aprender e não voltar cometer mais os mesmos erros.

Abaixo, listamos algumas lições de vida com erros Judas Iscariotes:

  • As escolhas malignas em relação ao nosso próximo, contraria os preceitos da Palavra de Deus. Deixando-nos à merce, como um instrumento diabólico, nas mãos de Satanás.

  • As “pequenas mentiras” e “pequenos desvios de conduta” podem gerar sérios resultados catastróficos ao longo da vida de uma pessoa.

  • O plano de Deus é perfeito, mesmo em situações adversas, seus propósitos podem ser cumpridos em qualquer situação.


Concluindo


Sabemos que a traição de Judas Iscariotes colaborou para levar Jesus a cruz do calvário, pois creio firmemente que Jesus não foi entregue somente, mas sim, que Ele mesmo se entregou por amor a mim e a você.

Contudo, estes acontecimentos foram para nos garantir uma segunda opção preciosíssima, ou seja, a nossa última chance de Salvação. Assim, podemos escolher a dor e o desespero que leva a morte como Judas o fez ou o perdão, a esperança e a vida eterna que está em Cristo Jesus.

A resposta para esta escolha é sua, ou seja, se arrepender e aceitar o perdão divino e a reconciliação para com Deus, através de Jesus ou permanecer nos seus erros e pecados, até o fim de sua vida.

Saiba que, a sua resposta para esta questão gerará consequências eternas de vida ou morte. Amém!


Para uma próxima Oportunidade de Reflexão:


Existem muitas dúvidas sobre Qual o verdadeiro significado do Reino dos Céus e do Reino de Deus? Será que é a mesma coisa, existe alguma diferença?

Bem, isto é assunto para tratarmos em nossa próxima Reflexão Bíblica. Amém!

Se você gostou desse Post: "Quem Foi Judas Iscariotes? Qual Lição Judas nos Apresenta Hoje?", por favor deixe o seu comentário abaixo, compartilhe nas suas redes sociais ou sugira um novo tema interessante.


Fica na Santa Paz do Senhor Jesus. Até mais!


Por Missionário Vagner

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Bom? muito educativo espiritual e que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  2. Poderíamos nos fazermos a diferença em outubro não voltando nestes políticos scariotes, como cristão vejo que hoje precisamos mudar muito nossa vida

    ResponderExcluir