Publicidade

Quem era o Pai Abraão na Bíblia?

Quem era o Pai Abraão na Bíblia?



ABRAÃO significado hebraico: "pai da multidão".
Conhecido como "Pai Abraão", originalmente chamado Abrão, Abraão recebeu seu novo nome de Deus em confirmação da promessa feita por Deus, que ele seria pai de uma grande multidão (Gênesis 17: 5-7). Em cumprimento desta promessa,
Abraão tornou-se o pai físico da nação israelita (Mateus 3: 9, João 8:37).

Porque ele aceitou a promessa de Deus pela fé, ele também é o pai espiritual de todos os que aceitam as promessas de Deus pela fé,
independentemente da sua nacionalidade. Como Deus em sua graça declarou Abraão justo, então ele declara justo
todos os que confiam nele (Gênesis 15: 6; Rom 4:11).



Resposta a Deus


Abraão foi criado na Mesopotâmia, e as pessoas entre as quais ele morava eram idólatras (Gênesis 11: 28-31; Josué 24: 2). Mas ele adorou o único Deus verdadeiro (Gênesis 14:22; 18:25; 21:33). Abraão deu prova de sua fé obedecendo a Deus quando Deus disse-lhe para sair de seu grupo familiar para um nova terra à qual Deus o dirigiria (Gen 12: 1,4; Ne 9: 7; Atos 7: 2-4; Heb 11: 8-10).

O propósito de Deus em escolher Abraão era produzir através dele uma nação (Israel 2 Cor 11:22), para dar a essa nação uma terra para habitar Canaã (Gênesis 12: 5-7), e trazer daquela nação um homem Jesus Cristo (Rom 9: 4-5), que seria o salvador do mundo.

Por meio de Abraão, pessoas de todas as nações receberiam a bênção vital que Deus preparou para o mundo (Gênesis 12: 1-3; Gal 3: 14,29). No momento da sua migração para Canaã, Abraão e sua esposa Sara (originalmente Sarai) não teve filhos. Abraão tinha naquela época setenta e cinco anos de idade.

Ele e Sara foram acompanhados pelo sobrinho, Ló, e uma grande casa de trabalhadores que Abraão precisava cuidar de seus rebanhos, rebanhos e animais de trabalho (Gen 12: 4,16; 14:14). Uma seca em Canaã convenceu Abraão de que deveria procurar
melhores pastagens no Egito, porém estava enganado, e Abraão foi forçado a deixar o Egito (Gên 12: 10,20; 13: 1).

No entanto, Abraão e Ló continuaram a prosperar. Na verdade, eles se tornaram tão ricos que, quando eles voltaram para Canaã, eles tiveram que se instalar em diferentes partes da terra para evitar problemas entre suas famílias (Gen 13: 1-2,6).

Ló se instalou na região fértil a leste do Mar Morto (Gen 13: 10-11). Abraão se instalou no centro de Canaã, e recebeu a tranquilidade do Senhor. Deus prometeu que um dia seus descendentes possuiriam Canaã como sua pátria nacional (Gênesis 13: 14-18).

Mais tarde ele salvou Ló de um exército invasor de Mesopotâmios. Ele demonstrou sua crença de que Deus
sozinho controlou os assuntos de Canaã, quando ele fez um oferta de sacrifício ao sacerdote de Deus (Melquisedeque) e
recusou aceitar qualquer recompensa dos governantes cananeus (Gênesis 14: 1-24; ver Heb 7: 1-2,4,6).

O Pacto com Deus


A promessa de Deus a Abraão (a saber, que ele seria o pai de uma grande nação) originou-se inteiramente na vontade soberana de Deus. Deus escolheu Abraão e deu-lhe a promessa, pela fé o pai Abraão recebeu a promessa na sua vida, em resposta, Deus aceitou Abraão como justo (Gênesis 15: 6).

Em confirmação de sua promessa, Deus disse a Abraão que prepare uma cerimônia de aliança onde normalmente as duas partes da aliança passariam entre as partes de animais abatidos. Neste caso, no entanto, somente Deus (simbolizado por um fogão a vapor e uma tocha flamejante) passou entre os animais, mostrando novamente que Deus sozinho assumiu a responsabilidade de cumprir a
promessas da aliança. Tudo o que Abraão tinha que fazer foi acreditar (Gênesis 15: 7-10, 17-21).

Depois de dez anos em Canaã, Sara e Abraão não conseguiram gerar um filho. Sara, portanto, sugeriu que Abraão obtivesse seu filho através de sua escrava, Agar (Gênesis 16: 1-3). Mas o filho nascido desse relacionamento não era o filho que Deus havia prometido. O herdeiro prometido de Abraão viria através dele e da sua esposa Sara. Foi nesse momento que Deus deu os nomes de "Abraão" e "Sara". Os novos nomes enfatizou que eles ainda seriam os pais de uma multidão de pessoas (Gen 17: 1-7,15-19).

Em confirmação adicional de sua aliança com o pai Abraão, Deus ordenou a Abraão e a todos os futuros homens descendentes para fazer uma marca permanente em seus corpos. Essa marca, a circuncisão, era um símbolo de A fidelidade de Deus à sua aliança e um sinal de que Abraão acreditou nas promessas de Deus e atuou eles. A circuncisão isolou a fé de Abraão e demonstrou sua obediência (Gênesis 17: 9-11; 17:23; Rom 4: 9-12; Atos 7: 8).

Sara achou difícil acreditar que ela ainda teria um filho. Deus acabou de tranquilizar Abraão (Gênesis 17: 17-19), e agora enviou mensageiros celestiais para tranquilizar a Sara (Gênesis 18: 9-14). Os mesmos mensageiros disseram a Abraão que o julgamento estava prestes a cair sobre as cidades perversas da região onde Ló viveu (Gên 18: 16-21). Abraão esperava que Deus pudesse poupar as cidades, mas ele não percebeu o quão ruim eles estavam. As cidades foram destruídas, embora Ló tenha escapado (Gn 18:32; 19:29).



O Herdeiro de Abraão


Ao se mudar com seus rebanhos para a região dos filisteus, Abraão novamente trouxe desgraça sobre si mesmo quando ele enganou o governante em cujo território habitou (Gênesis 20: 1-3). Essa falha de Abraão, particularmente num momento tão próximo ao nascimento do filho prometido, mostrou novamente que a bênção de Deus sobre Abraão dependia inteiramente da graça divina, e não das boas obras humanas (Rm 4, 1-5).

O herdeiro prometido, Isaque, nasceu para Abraão e Sara quando Abraão tinha cerca de cem anos. Abraão aceitou a promessa de Deus pela fé, apesar da aparente impossibilidade do casal, que estava com idade avançada gerar filhos. Deus foi fiel à sua promessa (Gênesis 21: 2-3; Romanos 4: 17-21).

Uma prova ainda maior de fé veio quando Deus disse a Abraão para oferecer seu filho como um sacrifício humano. E se
Isaque fosse morto, Deus não podia mais cumprir sua promessa de uma multidão de descendentes para Abraão
através de Isaque. Contudo o pai Abraão obedeceu, acreditando que Deus poderia trazer Isaque de volta à vida (Gên 22: 1-2; Heb
11: 17-19).

A obediência de Abraão provou à autenticidade de sua fé. Embora ele tenha oferecido Isaque, ele não precisou matá-lo. Deus providenciou um substituto, e a vida de Isaque foi devolvida, como era, dentre os mortos (Gênesis 22:13; Heb 11:19; James 2: 21-24).

Quando Sara morreu, Abraão comprou um pedaço de terra dentro de Canaã como um local de enterro para ela. Isto mostrou mais uma vez sua fé no cumprimento final da promessa de Deus em relação à sua pátria permanente dos descendentes. Ele agora possuía legalmente parte do território que um dia viria a possuir (Gênesis 23: 1-4,16-20, cf. 49: 29-33).

Como Isaque deveria ter sucesso em Abraão como herdeiro de Canaã e antepassado da nação prometida, Abraão
obrigou Isaque a permanecer em Canaã, mas não se casar com uma das mulheres cananeus. Ele, portanto, enviou seu
principal servo norte para encontrar uma esposa para Isaque entre os parentes de Abraão (Gênesis 24: 3-6).

O relato de Gênesis de Abraão relata de que ele teve outros descendentes através de esposas menores, mas estas não faziam parte da nação prometida (Gen 25: 1-6). Cem anos depois, movendo-se para a terra prometida, Abraão morreu (Gen 25: 7). Ele foi enterrado no mesmo cemitério com Sara, como uma demonstração final de sua fé nas promessas de Deus (Gênesis 25: 8-10).




Exemplo de fé


Repetidamente, o Novo Testamento se refere a Abraão como um exemplo da verdade de que Deus aceita pessoas e declara-os justos com base na fé. Os judeus tiveram que aprender que a descida física de Abraão não foi garantia da salvação (Mateus 3: 9, João 8: 39-44; Rom 9: 7).

O caso de Abraão mostra claramente que a salvação não tem nada a ver com boas obras pessoais (Rm 4, 1-5), rituais religiosos (Rm 4: 9-12) ou a lei de Moisés (Rm 4:13; Gál 3: 16-18). Depende inteiramente da graça de Deus e é recebido pela fé (Rm 4:16).

As promessas dadas a Abraão encontram sua suprema realização em Jesus Cristo, através das quais as pessoas de todas as nações são salvas (Lucas 1: 72-73; Gal 3: 8,14,16). Quando os crentes se tornam pessoas de Cristo, eles tornar-se, através dele, os descendentes de Abraão também, e assim compartilhar as bênçãos prometidas a Abraão (Rom 4: 16-17; Gal 3: 9,29; Ef 3: 6).

A fé de Abraão é um exemplo adicional na medida em que não é apenas uma fé que salva, mas também uma fé que o verdadeiro crente vive. A oferta de Abraão dando Isaque, mostrou que a fé prova sua autenticidade pela obediência (Hb 11: 17-19, Tiago 2: 21-23). Sempre Abraão olhou além de suas circunstâncias imediatas, acreditando que Deus lhe daria uma morada melhor e mais duradoura (Atos 7: 5, Heb 11: 8-10,13-16).

Postar um comentário

0 Comentários