Publicidade

Quem foi Abimeleque na Bíblia?

Quem foi Abimeleque na Bíblia?

Abimeleque é nome de origem hebraica, cujo o significado é: O Pai é Rei ou Meu Pai é Rei (*).

Abimeleque


Parece que 'Abimeleque' foi usado como um título real (entre os filisteus) e como um nome  pessoal (entre os israelitas).  O significado da palavra era "pai-rei". A Bíblia menciona três Governantes filisteus por este nome e um israelita notório.


Entre os filisteus


Após a destruição de Sodoma e Gomorra, Abraão e Sara passaram pelo sul de Canaã e se instalou no distrito filisteu de Gerar. Abraão, temendo que o rei filisteu Abimeleque pudesse matá-lo e levar Sara para ser sua esposa, preservou sua vida dizendo que Sara era sua irmã (Gênesis 20: 1-2,13, ver 12: 11-13).

Abimeleque realmente tomou Sara, mas antes de ter alguma relação sexual com ela, Deus o advertiu que ela era a esposa de Abraão (Gênesis 20: 3-7). Abimeleque evitou o Deus julgamento dando Sara de volta a Abraão, juntamente com uma compensação pelo dano que ele havia feito.


A honra de Sara (Gênesis 20: 8-18)


Abraão permaneceu na região pela permissão de Abimeleque (Gênesis 20:15), mas com o aumento de suas prosperidades, fez com que Abimeleque fosse cauteloso. Na sugestão de Abimeleque, os dois homens fizeram um tratado para assegurar cooperação pacífica; Mas antes de entrar no tratado, Abraão insistiu para que os pastores de Abimeleque o devolvessem um poço que eles haviam tomado à força. O acordo foi selado pela aceitação de um presente para Abimeleque dado por Abraão (Gen 21: 22-32).

Oitenta anos depois, quando o filho de Abraão, Isaque, se instalou por um tempo em Gerar, ele criou tensão com um Abimeleque posterior pelo mesmo tipo de engano que o de Abraão (Gênesis 26: 1,7-11). Apesar de oposição dos homens de Abimeleque negando repetidamente a água de Isaque. Isaque continuou a prosperar (Gen26: 17-22).

Isso fez com que Abimeleque o temesse, e com a sugestão de Abimeleque os dois homens renovaram o tratado entre o ex-Abimeleque e Abraão (Gênesis 26:26 -32).

O outro governante filisteu que a Bíblia chama de Abimeleque era Áquis, governante da cidade de Gate (ver Introdução ao Salmo 34). Davi, ao fugir de Saul, procurou segurança em Gate, mas quando Áquis foi avisado que Davi poderia ser um espião israelita, ele decidiu matá-lo. Quando Davi atuou como um louco, Áquis foi facilmente enganado e expulsou-o da cidade (1 Sam 21: 10-15).


Entre os israelitas


Durante o período dos juízes, um israelita ambicioso chamado Abimeleque foi a causa de muito derramamento de sangue desnecessário. Ele era um dos setenta filhos de Gideão.

Após a morte de Gideão, Abimeleque matou todos os seus irmãos (exceto aquele que escapou) e estabeleceu-se 'Rei' em Siquém (Juízes 9: 1-6). Quando, depois de três anos, os cidadãos de  siquém conspiraram para assassiná-lo, Abimeleque descobriu a trama e matou os seus conspiradores (Juízes 9: 22-41).

Com o seu orgulho ferido, Abimeleque foi conduzido agora com uma fúria sem sentido. Ele massacrou os inocentes cidadãos de Siquém, juntamente com os de outra cidade que ele pensou que poderiam ter se opor a ele. Mas sua raiva cega levou a uma falta de cautela, e isso, por sua vez, provocou sua morte (Juízes 9: 42-56).




Postar um comentário

0 Comentários