Publicidade

OS PERIGOS DO DESÂNIMO UM ALERTA ESPIRITUAL

OS PERIGOS DO DESÂNIMO UM ALERTA ESPIRITUAL


Um "Alerta Espiritual" para todos os cristãos da nossa atualidade, e que muitos cristãos professos em Cristo Jesus estão desapercebidos, é o perigo do "Desânimo Espiritual". Neste artigo, vamos falar sobre este assunto de maneira simples e resumida, porém, amparados pela palavra de Deus.

Por que somos desencorajados?


O desânimo é, por definição, um déficit de coragem. A coragem bíblica é a capacidade de enfrentar incerteza, adversidade, perigo ou sofrimento com a esperança alimentada pela fé de que Deus nos guarde por meio da sua palavra. O apóstolo Paulo chegou a dizer que, "porque todas as promessas de Deus encontram o seu Sim em [Cristo]", especialmente a ressurreição, devemos "sempre ser de boa coragem" ( 2 Coríntios 1:20 ; 5: 6 ).



Medite atentamente: 2 Coríntios 1:20 ; 5:6)
Se somos atribulados, é para consolação e salvação de vocês; se somos consolados, é para consolação de vocês, a qual lhes dá paciência para suportarem os mesmos sofrimentos que nós estamos padecendo.2 Coríntios 1:6

Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor.2 Coríntios 5:6

Mas nem sempre temos uma boa coragem. Por quê? Porque a descrença nas promessas de Deus acaba nos desencorajando. Este é o foco das estratégias de Satanás, fazer você perder a fé e a esperança nas promessas de Deus. Suas estratégias são desorientadamente sofisticadas, mas seu objetivo é simples: desencorajar os cristãos.

Os cristãos desencorajados são ameaças imobilizadas. Eles são como bombas evangélicas difundidas, silenciados, cujo a fé está apagada e que pode até contagiar outros cristãos com mesmo desanimo.

O desânimo pode se tornar um problema crônico no corpo de Cristo


É precisamente por isso que, logo depois que Paulo diz: "nós sempre somos de boa coragem" ( 2 Coríntios 5: 6 ), ele diz: " Porque andamos pela fé, não pela visão" ( 2 Coríntios 5: 7 ). As percepções mundanas tendem a prejudicar nossa coragem. Mas a fé percebe uma realidade tão esperançosa, que nem mesmo o assunto da nossa própria morte, pode desencorajar a nossa fé em Deus.

Ação de Graças e Coragem


O que isso tem a ver com a ação de graças? Nada é tão encorajador como vendo graça abundante de Deus ( 2 Coríntios 9: 8 ), e gratidão é o que sentimos quando vemos ( 2 Coríntios 1:11 ).
enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos. 2 Coríntios 1:11

Mas o que precisamos entender é que a ação de graças bíblica não é meramente nossa resposta de gratidão a uma graça recebida de Deus; É na verdade um meio para perceber essa graça. A ação de graças bíblica não é meramente um comando para ser obedecido; É um apelo para ver além de nossas percepções normais a centenas de graças que de outra forma perderíamos devido a nossa miopia induzida pelo pecado. E é um apelo para ver as graças futuras nas promessas de Deus tão seguras que podemos agradecer a Deus por elas agora.

É por isso, que Deus nos ordena com tanta frequência na Bíblia para agradecer. Os comandos nos levam a perguntar: "O que eu tenho que agradecer mesmo?" Essa pergunta por si só pode impedir que nossos pensamentos se desviem em desânimo, enquanto nos atrapalha a fé. E que respondendo começamos a ver graças. Assim, o ato obediente de dar graças a Deus realmente resulta em nosso sentimento grato a Deus. Os comandos são por si mesmos graciosos.

Deus pretende que esta prática de ação de graças se torne um hábito gracioso. A ação de graças mais habitual torna-se em mais gratidão. Encontraremos que "dar graças em todas as circunstâncias" ( 1 Tessalonicenses 5:18 ) não é um ideal impossível, mas uma alegria cada vez mais satisfatória e um antídoto poderoso e contraintuitivo para o desânimo.


As melhores coisas são difíceis de aprender


O Dia de Ação de Graças é um antídoto contraintuitivo para o desânimo, porque quando nos sentimos desencorajados, não sentimos dar graças. A palavra de Deus no ensina a dar graças adorando e louvando a Deus em qualquer situação.

Experimentar a alegria de gratidão requer o trabalho árduo de aprender o hábito de ação de graças através da prática diária. É difícil de aprender por causa de nossos hábitos profundamente enraizados de ver o mundo através de lentes egocêntricas. Por isso que, Satanás trabalha duro para distrair-nos com todo tipo de coisas desencorajadoras.

Mas há abundante graça disponível para nos ajudar a ver a graça ( 2 Coríntios 9: 8 ). É por isso que há abundância de comandos para agradecer!
E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.2 Coríntios 9:8

Conclusão


Medite na Bíblia os comandos "obrigado" e "ação de graça", e pratique-os, especialmente quando você não se sente assim."Dê graças em todas as circunstâncias" ( 1 Tessalonicenses 5:18 ). Combater o desânimo com a ação de graças em meio as dificuldades! Deus fornecerá a força que você precisa (1 Pedro 4:11 , Filipenses 4:19).

Lembre-se! A nossa força vem do Senhor… (Salmos 28:7)
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.Salmos 28:7

Postar um comentário

0 Comentários