Publicidade

Como parar de Mentir! Uma visão bíblica esclarecedora

Como parar de Mentir! Uma visão bíblica esclarecedora


A Mentira é normalmente empregada por uma pessoa por medo ou para se tirar alguma vantagem e benefício para si mesmo.

Na Bíblia, encontramos diversos registros de homens e mulheres que muitas vezes mentiram, para escaparem de alguma situação ou até mesmo tirarem alguma vantagem para si próprios.

Fique bem claro aqui! Que o meu intuito neste artigo, não é esgotar o tema sobre o assunto e nem mesmo diminuir outros conteúdos a respeito.

Pelo contrário, meu objetivo é trazer uma Visão Bíblica Espiritual, trazendo luz sobre o tema, para te ajudar vencer o mal da mentira e edificar a tua fé através da palavra de Deus.



Introdução


No livro de Gênesis, vamos encontrar uma situação muito parecida com o texto relacionado no início deste artigo.

Texto base para Meditação:

E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida.Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa.E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó.E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, vacas, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa, com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher?Por que disseste: É minha irmã? Por isso a tomei por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha. Gênesis 12:10-20

Podemos extrair muitas coisas enriquecedoras de todo este texto, mas quero me ater apenas para uma questão a "Mentira".

Ao meditarmos em todo capítulo 12, observamos que Abrão (Abraão) havia sido chamado por Deus e que Deus lhe havia feito promessas.

Abrão ao receber de Deus as promessas pela fé, antes de partir em direção ao seu chamado, era necessário acreditar e confiar somente em Deus, até que estas promessas se cumprissem em sua vida.

Acreditar e confiar que Deus estaria com Ele durante toda a sua jornada, mesmo diante das dificuldades e desafios que viriam pela frente. Tudo isto implicaria em fazer as escolhas durante a sua caminhada.

Mas infelizmente, o que observamos no texto é o que acontece na maioria das vezes com muitas pessoas, ou seja, mentir ou falar um meia verdade por medo ou para se tirar alguma vantagem e ou benefício sobre a situação.

Como base nessas alegações, elaborei algumas perguntas e possíveis respostas para nos ajudar a caminhar por estes raciocínios.

Abaixo: Algumas Peguntas e Respostas



1. Abrão precisaria Mentir para não ser morto naquela situação?


R. Obviamente que não, embora Abrão tivesse falado uma meia verdade de que Sarai fosse sua irmã, pois na verdade ela era sua meia-irmã por parte de pai de mãe diferente. (Gênesis 20,12)

Todavia, ao usar desse pretexto para se safar daquela situação já prevista por Abrão em concordância com Sarai (Sara), ambos já não estariam mais confiando na provisão de Deus e numa possível intervenção divina ao seu favor.

É importante compreender que quando tememos a Deus, não precisamos mentir ou enganar para alcançarmos algum benefício ou livramento de alguma situação, pois se Deus é por nós, quem será contra nós.

Muitas pessoas aprendem a mentir desde muito cedo, e por vezes isto vai se tornando um comportamento normal e perverso em sua vida. E só diminuem ou param, quando descobrem a verdade sobre este mal diabólico, que assola as relações na humanidade.

Nos piores casos, destroem suas vidas e a do próximo devido as consequências da escolha da mentira em suas atitudes e comportamentos.


Antes de continuarmos, vamos meditar em 3 passagens bíblicas sobre a mentira:

Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite.
Provérbios 12:22


Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
João 8:44


A fortuna obtida com língua mentirosa é ilusão fugidia e armadilha mortal.
Provérbios 21:6


Observação: Existem muitas outras passagens na Bíblia, que falam sobre a mentira. Recomendo este artigo: Versículos sobre Mentira na Bíblia.


2. Como parar de Mentir em mundo cheio de meias verdades?


R. Bem! Para responder esta pergunta é crucial verificar o que a Bíblia diz sobre Mentir, creio que você já leu os 3 versículos acima e também pesquisou no artigo recomendado, isto com certeza facilitará no seu entendimento.

3 Simples Motivos - Como parar de Mentir

  • Primeiro: De maneira resumida e objetiva, a primeira coisa que devemos nos ater é que Deus abomina a mentira.
  • Segundo: A origem da mentira é diabólica, e o que isto quer dizer, quer dizer que quando mentimos, existem consequências não só no mundo natural, mas também no mundo Espiritual, que afetam a nossa vida e realidades.
  • Terceiro: Conquistar nossos objetivos, alcançar vitórias e realizações por meio das verdades, sem prejudicar o nosso próximo ou nós mesmos, isto é algo divino abençoado por Deus.

Concluindo (Como parar de Mentir!)


Uma vez que você conhece e sabe da verdade através da Palavra de Deus, a escolha, a decisão e a opção de continuar mentindo é inteiramente sua. A palavra de Deus diz:

Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Gálatas 6:7

Dessa maneira, no meu ponto vista a mentira é uma escolha errada! Pois, somos responsáveis pelos nossos atos e atitudes diante de Deus.

Uma vez que através dos ensinos bíblicos e um bom relacionamento com Deus, abandonamos este mal em nossas vidas, mesmo que isto aparentemente aos olhos dos homens, isto nos gere perdas ou danos, mas que aos olhos Deus seja bom.

Como é bom conviver e nos relacionarmos com pessoas verdadeiras, honestas e sinceras em nossas vidas. A minha oração é para que possamos ser este tipo de pessoa a cada dia, ainda que somos falhos e pecadores.

Mas o amor de Deus é maior que tudo isto, e nos alcançou. (João 3.16)



Por Missionário Vagner

Postar um comentário

0 Comentários