Publicidade

Quem foi Timóteo nos Primórdios da Igreja?

Quem foi Timóteo nos Primórdios da Igreja?
Quem foi Timóteo nos Primórdios da Igreja?

Quem foi Timóteo - Introdução


Timóteo, de acordo com as Escrituras Sagradas, era muito jovem quando conheceu o Apóstolo Paulo. Sua história e ministério são de extrema importância para as Igrejas cristãs de nossos dias atuais.

Seu pai era um homem grego e, sua família morava em Listra, cidade por onde Paulo visitou em suas viagens missionárias e conheceu o jovem Timóteo e a sua família.

Não se tem muita informação sobre a fé de seu Pai. Porém, o que se sabe é que sua mãe e a avó eram mulheres judias fiéis e, que ensinavam as Leis das Sagradas Escrituras ao jovem Timóteo, desde a sua infância. (Atos 16:1, 2 Timóteo 1:5)

Timóteo, assim como sua Mãe e Avó, ouviram Paulo pregar e creram em Jesus. Sem sombra dúvidas, viram Paulo curar um homem coxo na sua cidade. É possível, que eles presenciaram uma multidão enfurecida apedrejarem Paulo e o deixarem quase morto. (Atos 14: 8-20)


Quem foi Timóteo - O Discipulado


Enfim, independente desses acontecimentos Paulo sobreviveu. Timóteo sabia desses acontecimentos, pois quando o Apóstolo Paulo voltou alguns anos depois, na sua segunda viagem missionária, ele convida o jovem Timóteo para o acompanhar nas suas viagens missionárias.

No inicio de seu Ministério, Timóteo ajudou Paulo no estabelecimento das primeiras Igrejas em Filipos, Tessalônica e Beréia (Atos 16:1, 17:14)

Paulo ao sair da Beréia para ir a Atenas, ele deixa Timóteo e Silas para trás, mas depois novamente solicita que eles se juntem a ele. (Atos 17:13-15). Logo depois, Timóteo é enviado a Tessalônica para ajudar os crentes de lá na fé. (1 Tessalonicenses 3: 1-2)

O jovem Timóteo se tornou não só um fiel discípulo, mas também, um grande amigo do Apostolo, que o acompanhava e o auxiliava carregando o dinheiro coletado pela Igreja Filipense, para ajudar Paulo nas suas necessidades de serviços prestados a Deus, em Corinto.

Os 3 anos que Paulo esteve em Éfeso ensinando sobre Cristo, Timóteo também estava lá. Inclusive, quando Paulo foi preso em Roma por 2 anos, lá estava ele lado a lado cuidando das necessidades.


Quem foi Timóteo - A responsabilidade 


Neste momento, Timóteo já está com cerca de 30 anos e pelo menos 13 havia aprendido a servir e a ensinar o povo de Deus sobre Jesus Cristo. Simplesmente observando como Paulo fazia em seu ministério.

O Apóstolo Paulo pensava em Timóteo, não apenas com um simples discípulo, mas também, como o seu próprio filho espiritual gerado na fé.

Após a sua libertação da Prisão em Roma, Paulo viajou juntamente com seu amado discípulo, para revisitarem seus amigos nas Igrejas na qual haviam fundado. Ao chegarem em Éfeso, alguns homens ensinavam erros doutrinários sobre Jesus, dizendo que ele não podia ser homem e Deus ao mesmo tempo.

Paulo tinha o interesse de visitar as outras Igrejas na macedônia, porem não queria deixar a Igreja em Éfeso em tumulto. Dessa maneira, ele deixou seu discípulo Timóteo em Éfeso para ensinar as verdades sobre Jesus e partiu para Macedônia.

Timóteo com um "representante apostólico" tinha autoridade o suficiente para ordenar a adoração da Igreja (1 Timóteo 2: 1-15) e designar presbíteros e diáconos para dar continuidade nos serviços do ministério. (1 Timóteo 3: 1-3)

O pensamento de Paulo era que ele retornaria em breve para Éfeso, pois estava muito preocupado com a situação daquela Igreja, mas isto não aconteceu. Então, de Roma ou da Macedônia, ele resolveu escrever a sua primeira carta a Timóteo, por volta de 64 d.C.



Quem foi Timóteo - Finalizando o Artigo


Fato interessante é que, nas 6 (seis) das epístolas Paulinas, Timóteo é inserido nas suas Saudações. E talvez, a mais comovente de todas e também sua última carta, foi a sua segunda carta a Timóteo, que foi escrita por Paulo, quando o mesmo estava preso em um calabouço Romano, aguardando o seu mártire por volta de 67 d.C.

Ao escrever esta carta, Paulo sabia que tinha pouco tempo de vida. Então, ele expressa a sua vontade e testamento espiritual - seu "desejo de morrer" - para encorajar Timóteo e pedir que se junte a ele, durante os seus últimos dias na prisão. (2 Timóteo 1: 4; 4: 9, 21).






Postar um comentário

0 Comentários