Publicidade

Qual o Verdadeiro Significado do Reino dos Céus e do Reino de Deus?

Qual o Verdadeiro Significado do Reino dos Céus e do Reino de Deus?
Qual o Verdadeiro Significado do Reino dos Céus e do Reino de Deus?

Paz Amados do Senhor!

Hoje o assunto que nós trataremos é sobre “Qual o verdadeiro significado do Reino dos Céus e do Reino de Deus”?

Sabia, que existem muitas dúvidas e pouca compreensão sobre este assunto na Bíblia. Neste cenário, surgem as seguintes perguntas:

  1. O Reino de Deus e o Reino dos Céus são a mesma coisa ou não?
  2. Por que devo aprender sobre este assunto?
  3. O que muda na minha vida após compreender e refletir sobre este tema?


Bem, estas e outras perguntas serão respondidas ao longo do conteúdo deste artigo. Amém!

Não quero aqui esgotar o tema sobre o assunto, mas sim, trazer uma reflexão e novos pontos de vistas interessantes, para ajudar aos nossos leitores, que acompanham os nossos estudos e reflexões.

Se você não concorda ou gostaria de acrescentar algo a mais nos ensinos aqui apresentados. Por favor, utilize-se dos comentários abaixo com muito respeito e zelo, pois respeitamos outras visões em relação ao tema e não queremos de maneira nenhuma desmerecê-los. Amém!


Introdução: Qual o verdadeiro significado do Reino dos Céus e do Reino de Deus? 


Para que você possa entender e ter uma visão mais abrangente e panorâmica sobre o assunto, vamos propor 2 situações, que obtemos por meio de nossas pesquisas:


Primeira situação no Velho Testamento:


Quando o povo estava cativo na babilônia e também quando voltaram do cativeiro. Os judeus ao fazerem as cópias dos escritos sagrados, não utilizaram o termo Reino de Deus, mas sim, Reino dos Céus.

Pois, ao se referirem sobre o Reino de Deus nos seus escritos, os mesmos resolveram não pronunciar mais o nome de Deus, subentende-se que, por temor e respeito ao Criador.

Então, na hora de escrever Reino de Deus, eles substituíam por Reino dos Céus.


Segunda situação no Novo Testamento:


O Evangelista Mateus utiliza-se do mesmo ponto de vista ao escrever o Evangelho de Mateus, com foco na escrita para os judeus.

Concluindo, agora já temos resposta para a primeira pergunta, ou seja, observamos que “O Reino de Deus e o Reino dos Céus” significam a mesma coisa e não possuem diferença alguma.

Continuando a nossa reflexão abaixo:


Qual o significado Bíblico de Reino?


A palavra Basileia (no grego) não significa reino no sentido de reino unido, mas significa reinado ou domínio de um Rei. A ideia do Reino de Deus é o Reino sobre pessoas, que aceitam a sua orientação na vida e agora passam a fazer aquilo que o seu Rei quer que seja feito.

Em outras palavras, são pessoas totalmente felizes com o seu Líder e Rei que é o Senhor Jesus. Já adianto que “O Reino de Deus” e “Reino de Cristo” são o mesmo”.

Vamos meditar em Mateus 3:2


E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



Nesta passagem refere-se ao Reino de Deus, foi utilizado Reino dos Céus, pois mateus escreveu para judeus. Os judeus tinham medo de blasfemar contra Deus.

Porque é chegado (está próximo) – A palavra “está próximo” em grego pode significar já chegou ou pode significar que está para chegar. Em algumas traduções você pode encontrar esta diferença. Podemos encontrar o exemplo em Mateus 6, venha o teu Reino, ou seja, não chegou ainda.

Em relação a mensagem de João Batista que estava preparando o caminho para a chegada do Senhor. Então, para Ele chegar precisaria ser bem recebido, o que não aconteceu por parte dos Judeus. Conforme a mensagem de arrependimento pregada por João Batista.

Logo, o Rei Jesus, o verbo que se fez carne e andou entre nós. Falava deste Reino no decorrer das Escrituras Sagradas, sobre 2 pontos de vista.

O Reino já Chegou, passando uma ideia de um único Reino, e está entre voz, ou seja, este Reino existe sim, porém este Reino não pode ser visto de maneira visível.

Veja a resposta de Jesus em Lucas 11:20



Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.
Lucas 11:20



Pelas palavras de Jesus, fica claro que, o sobrenatural no processo de libertação espiritual, os milagres, os sinais e prodígios eram uma prefiguração de um Reino Verdadeiro, porém ainda não palpável em um primeiro momento.


Vamos meditar em Mateus 3:3


Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.



Os Judeus, o Povo de Deus, precisariam estar preparados para receber o Messias. Por exemplo a Santificação para a vinda do Rei. Na visão dos Judeus, teriam que estar preparados e ser Santos para a vinda do Messias, o que na verdade já aconteceu. Todavia, eles não acreditaram e não acreditam até os nossos dias atuais.

Concluindo, o Reino já veio para terra, por enquanto, não de forma visível, porém agora se sabe que existe um Reino e um Rei. Pois, o túmulo está vazio, a cruz está vazia, mas o trono está ocupado pelo Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Jesus Cristo! Glória Deus Aleluia…


Por que devo aprender sobre o Reino de Deus?


O Reino de Deus convida pessoas perdidas entre todos os povos, para fazerem parte do Reino de Deus que está por vir, onde o Rei é Cristo. Lembre-se! A nossa luta é espiritual, ou seja, o mesmo princípio aplicado para o Reino de Deus, algumas partes podem ser aplicados ao império das Trevas.

Temos a mentalidade que só viveremos os benefícios do Reino quando ele chegar. Porém, nos ensinos de Jesus, por meio de acontecimentos bem simples do dia a dia naquela época. Podemos observar, que as sementes do Reino podem ser aplicadas em nossas vidas, hoje e agora!

Observamos isto claramente através das parábolas: Jesus compara o Reino a uma semente que após plantada, cresce e começa a dar frutos. Nós só precisamos crer no Reino e plantar as sementes do Reino, pois o crescimento vem de Deus.

Embora a nossa realidade não mostre este Reino Estabelecido, pois ainda existem muitas injustiças, dor e sofrimentos. Porém, Jesus estava falando de um Reino que nasce no coração do homem até que, o Reino de Deus venha e se estabeleça de uma vez por todas.

Esta também era a mensagem pregada por Jesus Cristo, onde andava por várias cidades e aldeias, pregando a seguinte mensagem:

E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho”. Marcos 1:15


Em outras palavras, Jesus anunciava o Reino de Deus está aqui no meio de voz (forma não aparente), porém se preparem para o Reino que estar por vir (forma aparente tangível).

Talvez, possam surgir algumas dúvidas agora de início, porém este artigo é apenas uma das maneiras para entendermos e compreendermos a visão do Reino de Deus. 

Após entendermos e compreendermos a visão do Reino de Deus, passamos a lutar, a buscar e a resistir pelos Princípios Bíblicos, para vivermos os princípios do Reino de Deus hoje, em nossas vidas hoje e futuramente.


O que muda na minha vida após compreender e refletir sobre este tema?


Da mesma forma que podemos viver hoje as sementes do Reino e ter paz, amor, justiça, honra, vida e alegria, em nossa família e Sociedade, ou seja, Reflexos do Reino de Deus. Pode acontecer tudo ao contrário, ou seja, termos guerras, ódio, injustiças, desonras, tristezas e mortes.

Jesus veio para implantar em nossos corações as sementes do Reino de Deus, para que possamos viver bem e melhor os benefícios desse Reino. E também, para nos preparar para sua segunda vinda e o estabelecimento por completo do seu Reino.


Conclusão: Qual o verdadeiro significado do Reino dos Céus e do Reino de Deus?


O nosso Deus quer que eu você implante a soberania dele vinda dos céus e os princípios que o regem e as suas leis espirituais, em nossa vida hoje aqui na terra. Amém! 

Para isso, temos a Revelação da Palavra de Deus, a ajuda do Espirito Santo de Deus, a igreja verdadeira que luta pelos princípios desta Palavra, os irmãos que estão vivendo em Cristo Jesus, para resistirmos até o fim de nossas vidas terrenas e alcançarmos a Coroa da Justiça na glória. Amém!

Oro para que você viva o melhor de Deus na sua vida, na sua família e amigos. Mesmos falhos e pecadores, podemos escolher amar, ajudar, perdoar, dar e receber. Podemos também espalhar e semear o bem, o amor e a paz ao nosso redor. Amém! 

Assim, o império das trevas não avança e não tem forças para destruir o que Deus já nos deu para vivermos o melhor desta terra, até o cumprimento da sua Palavra, em nome de Jesus. Amém, Amém e Amém!

Por: Missionário Vagner


Algumas Referências Bíblicas, Base para este Artigo:


João 18:36
Marcos 1:15
Marcos 4:30-32
Lucas 11:20
Lucas 13:20-21
Marcos 4:26-29


Para uma próxima Oportunidade de Reflexão:


Abordaremos sobre o seguinte assunto: Por que a Religião é o Mal que nos Afastam das Pessoas?

Bem, isto é assunto para tratarmos em nossa próxima Reflexão Bíblica. Amém!

Se você gostou deste Post: “Qual o verdadeiro significado do Reino dos Céus e do Reino de Deus?”, por favor deixe o seu comentário abaixo, compartilhe nas suas redes sociais ou sugira um novo tema interessante.


Fica na Santa Paz do Senhor Jesus. Até mais!


Postar um comentário

2 Comentários

  1. A paz do senhor gostei muito da reflexão eu pensava que o Reino do céu e o Reino de Deus era diferente mais sao o mesmo obrigado e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Graça! Que bom que você gostou... Fica na Paz de Cristo. Amém!

      Excluir